×

Curso Avançado de Nós, Sutura e Anastomose

Curso Avançado de Nós, Sutura e Anastomose

Curso Avançado de Nós, Sutura e Anastomose

Foi realizado no sábado, 1° de dezembro, a primeira edição do Curso Avançado Nós, Sutura e Anastomose, coordenado pelo professor Dr. Miguel Nácul, coordenador médico do instituto Simutec. Durante 10 horas/ aula, os participantes, médicos residentes em cirurgia de diversas instituições de saúde, receberam orientações para o enfrentamento de situações complexas em videolaparoscopia e realizaram treinamento em caixas brancas e equipamentos de última geração. Em parceria com o Capítulo do Rio Grande do Sul do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O curso de 10 horas de duração, visa introduzir de forma objetiva e organizada as principais rotinas realizadas por videolaparoscopia e treinamento avançado de nós, sutura e anastomose, o Curso utilizou modernos simuladores de realidade virtual e caixas brancas, que possibilitam a aquisição de habilidades básicas, tanto psicomotoras quanto cognitivas, como por exemplo, ter noção de profundidade, coordenar movimentos e compreender o efeito fulcro. Oito alunos, cirurgiões de Hospitais em Porto Alegre, treinaram com auxílio dos Drs. Marcelo Cardoso (Ex Fellow em Cirurgia Minimamente Invasiva do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Moinhos de Vento), Oly Corleta (Professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Ricardo Breigeron (Professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da PUC-RS).

?Este é um curso eminentemente prático em que os alunos foram orientados e treinaram movimentos complexos, basicamente para o desenvolvimento de nós, sutura e anastomose?, explicou o coordenador. A parte teórica se deu ao final, com as participações dos professores Dr. Oly Corleta, do Hospital de Clínicas da UFRGS, e Dr. Ricardo Breigeiron, do Hospital São Lucas da PUCRS, que, juntamente com o Dr. Nácul, realizaram uma discussão com os participantes sobre situações complexas e complicações em videocirurgia, em uma metodologia ativa de ensino.

Essa modalidade de curso tem turmas reduzidas para garantir melhor aproveitamento, facilitando a transmissão de conhecimento do professor para os alunos. ?Na minha opinião foi um curso excelente?, avaliou a médica residente em cirurgia Amanda Valente, uma das participantes. ?Sem dúvida, uma oportunidade estimulante de aprendizado e aprimoramento técnico nesse meio desafiador e cheio de inovações da videolaparoscopia?, completou.

Este modelo de Curso será repetido em 2019 dentro do projeto de Ensino em Videocirurgia do Instituto SIMUTEC.