×

Debate SBH discute caso clínico complexo de múltiplas hérnias recidivadas

Debate SBH discute caso clínico complexo de múltiplas hérnias recidivadas

28/12/2020
Debate SBH discute caso clínico complexo de múltiplas hérnias recidivadas

O último Debate SBH de 2020 reuniu uma série de especialistas em hérnias da parede abdominal, na noite de quarta-feira (9), via Zoom, para a discussão de um caso clínico e artigo científico, com debate de altíssima qualidade.

A moderação foi feita pelo Dr. Diego Paim (MG) que considera o evento importante para atualização científica dos cirurgiões. "Desta vez, o ponto alto foi a reprodução do vídeo da cirurgia robótica, em que pudemos opinar e ver as diferentes formas de posicionamento do robô", afirmou.

O vídeo foi apresentado pelo Dr. Miguél Nacul, referente ao caso de uma paciente do sexo feminino, com duas hérnias recidivantes da parede abdominal. A correção foi feita por meio da plataforma robótica.

"Foi um debate muito interessante, a paciente teve várias cirurgias prévias e, realmente, com a assistência da plataforma robótica, o caso foi possível de ser realizado de forma minimamente invasiva, o que seria muito difícil da forma laparoscópica. Foi uma apresentação muito produtiva e brilhante", ressaltou Paim.

O webinar é exclusivo para os sócios da Sociedade Brasileira de Hérnia e permite um debate interativo em discussão livre e incentivada.

O debate SBH acontece sempre às primeiras quartas-feiras do mês, às 19h30, via Zoom e é exclusivo para os cirurgiões associados à Sociedade Brasileira de Hérnia.

Todos os membros da sociedade podem levar artigos ou casos clínicos para debate, basta realizar um cadastro prévio.

O primeiro evento de 2021 está previsto para o dia 3 de fevereiro.