×

Noite do livro ´Princípios Fundamentais da Videocirurgia´ é um sucesso!

Noite do livro ´Princípios Fundamentais da Videocirurgia´ é um sucesso!

23/05/2021

No dia 13 de maio último, o Núcleo Técnico-Científico da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) organizou o evento de lançamento do livro em plataforma virtual. A atividade abordou a trajetória do livro, assim como o histórico de publicações sobre o tema, uma mesa redonda sobre a situação atual e as perspectivas do ensino da videocirurgia.

O livro "Princípios Fundamentais da Videocirurgia" busca contribuir para que o cirurgião em treinamento compreenda melhor os princípios que norteiam os procedimentos minimamente invasivos. O livro preenche uma lacuna educacional originada da pequena quantidade de publicações centradas nos conceitos básicos da videocirurgia e serve como referência para ensino e treinamento em procedimentos minimamente invasivos. Projeto desenvolvido ao longo de muitos anos pelo corpo docente de três dos principais cursos de pós-graduação em cirurgia minimamente invasiva do país (Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento, Universidade Positivo/Instituto Jacques Perissat e UNICETREX), traz como autores cirurgiões e professores com grande experiência assistencial e pedagógica no ensino da cirurgia. O objetivo é que este material sirva como referência ao tema videocirurgia, com foco em seus princípios básicos que se aplicam a procedimentos em diversas especialidades cirúrgicas.

O livro aborda aspectos da história da videocirurgia, conceitos gerais sobre o método, vantagens e desvantagens da videocirurgia, ergonomia, efeitos fisiológicos do pneumoperitônio. Também são abordados os aspectos organizacionais, equipamentos e instrumentais específicos, arquitetura da sala cirúrgica e rotinas de preparação para videocirurgia. Nos capítulos que abordam a técnica cirúrgica, o acesso a cavidade peritoneal, movimentos básicos da técnica videocirúrgica, aspectos anestésicos, rotinas pós-operatórias, uso de formas de energia e complicações em procedimentos minimamente invasivos são discutidos. Por fim, o livro descreve as novas tecnologias aplicadas à videocirurgia, incluindo a minilaparoscopia e a cirurgia robótica.

Organizado pelo Dr. Miguel Nácul, médico especialista em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, coordenador do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva da Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento e coordenador médico do Instituto SIMUTEC de simulação, e peloo Dr. Eduardo Aimoré Bonin, especialista em Cirurgia Geral, Gastroenterologia e em Endoscopia Digestiva, Doutor em Cirurgia pela UFRGS, ?Princípios Fundamentais da Videocirurgia? é uma obra que resume décadas de trabalho docente direcionado ao ensino de técnicas minimamente invasivas, em especial a videocirurgia. Pronto o material, foi fundamental o apoio da empresa Bhio-Supply para a edição do livro, incluindo uma competente edição e revisão lingüística pela professora Gabriela Koza e também um trabalho de ilustração competente.